Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21341
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O papel da comunicação verde na construção da marca com apelo ecológico: o caso Bars Over Bottles
Author(s)/Inventor(s): Lucena, Mariana Alves de Oliveira
Advisor: Tavares Junior, Frederico Augusto
Abstract: A sociedade contemporânea parece ser atravessada pela “tendência verde”. Posicionar-se como ecofriendly parece agregar valor à marca e construir para a empresa uma imagem ecologicamente correta. Diante desse cenário, esta pesquisa teve como objetivo geral entender o papel da comunicação verde na construção de marcas com apelo ecológico. Como objetivos específicos, buscou-se observar a comunicação verde da marca Bars Over Bottles a partir do objeto de estudo proposto — as 187 postagens do Instagram da marca no ano de 2022, examinar como ela se manifesta e perceber como as análises se relacionam com o referencial teórico abordado. Para alcançar os objetivos, a metodologia da pesquisa escolhida foi a pesquisa qualitativa, com ênfase na revisão bibliográfica para explorar os conceitos afins, e a análise de conteúdo de Bardin (1997), para examinar o objeto. Como resultados, as pistas apontaram para o entendimento de que a comunicação verde é a ferramenta estratégica que constrói e fixa na mente dos consumidores a imagem de empresa ambientalmente sustentável. E, na análise da Bars Over Bottles, percebeu-se que sua comunicação verde se manifesta, sobretudo, a partir de uma narrativa que exalta os benefícios que os produtos da marca oferecem à saúde, bem-estar e/ou à natureza, conforme visto na bibliografia.
Keywords: Ecologia
Comunicação
Meio ambiente
Bars Over Bottles
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LUCENA, Mariana Alves de Oliveira. O papel da comunicação verde na construção da marca com apelo ecológico: o caso Bars Over Bottles. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MLucena.pdf581.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.