Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21344
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ji, Renan | - |
dc.contributor.author | Rapucci, Rane Vitória | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T12:27:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:06Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21344 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.title | Letramento literário: uma perspectiva reflexiva e um ensejo a futuras práticas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2910416457015153 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6254813191061986 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é propor uma série de reflexões e questionamentos em torno do ensino de literatura, bem como criar oportunidades de se pensar caminhos possíveis para o trabalho com o texto literário de maneira menos engessada, superando um conceito de leitura que se paute tão somente na decodificação. Um panorama crítico à cultura escolar é tecido através de recortes que nos permitem vislumbrar inúmeros equívocos em torno do trabalho com o texto em sala de aula, que se estabelecem, inclusive, de modo institucionalizado, enunciando uma cultura consolidada de trabalho com os textos em sala de aula em uma perspectiva reducionista e protocolar, que alimenta uma prática de leitura que se dá a partir de uma fórmula pronta, como uma receita. Tal cultura também contribui direta e indiretamente para a desvalorização do profissional da área de Letras no âmbito da escolarização básica, ao designarem estes como responsáveis pela educação moral de crianças e jovens em processo de escolarização. Na contramão dessa cultura escolar, são suscitadas neste trabalho outras vias para arquitetar a atuação com o texto literário; caminhos em que seja possível pensar o letramento literário como uma competência a ser desenvolvida, como uma prática que contribui para o amadurecimento intelectual de crianças e jovens e deve, assim como aqueles que a promovem, ser tratada com respeito e seriedade. Para tanto, o educando em processo de formação, em especial aquele em processo de formar-se leitor, deve ser visto como sujeito de intervenção, como pessoa que participa ativamente da vida em sociedade. Por isso, práticas descontextualizadas e descoladas da realidade material concreta do corpo discente das instituições de ensino são postas em cheque. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RVRapucci.pdf | 257.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.