Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21344
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Letramento literário: uma perspectiva reflexiva e um ensejo a futuras práticas |
Autor(es)/Inventor(es): | Rapucci, Rane Vitória |
Orientador: | Ji, Renan |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é propor uma série de reflexões e questionamentos em torno do ensino de literatura, bem como criar oportunidades de se pensar caminhos possíveis para o trabalho com o texto literário de maneira menos engessada, superando um conceito de leitura que se paute tão somente na decodificação. Um panorama crítico à cultura escolar é tecido através de recortes que nos permitem vislumbrar inúmeros equívocos em torno do trabalho com o texto em sala de aula, que se estabelecem, inclusive, de modo institucionalizado, enunciando uma cultura consolidada de trabalho com os textos em sala de aula em uma perspectiva reducionista e protocolar, que alimenta uma prática de leitura que se dá a partir de uma fórmula pronta, como uma receita. Tal cultura também contribui direta e indiretamente para a desvalorização do profissional da área de Letras no âmbito da escolarização básica, ao designarem estes como responsáveis pela educação moral de crianças e jovens em processo de escolarização. Na contramão dessa cultura escolar, são suscitadas neste trabalho outras vias para arquitetar a atuação com o texto literário; caminhos em que seja possível pensar o letramento literário como uma competência a ser desenvolvida, como uma prática que contribui para o amadurecimento intelectual de crianças e jovens e deve, assim como aqueles que a promovem, ser tratada com respeito e seriedade. Para tanto, o educando em processo de formação, em especial aquele em processo de formar-se leitor, deve ser visto como sujeito de intervenção, como pessoa que participa ativamente da vida em sociedade. Por isso, práticas descontextualizadas e descoladas da realidade material concreta do corpo discente das instituições de ensino são postas em cheque. |
Palavras-chave: | Literatura Ensino e aprendizagem Letramento Letramento literário |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RVRapucci.pdf | 257.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.