Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21344
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Letramento literário: uma perspectiva reflexiva e um ensejo a futuras práticas
Autor(es)/Inventor(es): Rapucci, Rane Vitória
Tutor: Ji, Renan
Resumen: O objetivo deste trabalho é propor uma série de reflexões e questionamentos em torno do ensino de literatura, bem como criar oportunidades de se pensar caminhos possíveis para o trabalho com o texto literário de maneira menos engessada, superando um conceito de leitura que se paute tão somente na decodificação. Um panorama crítico à cultura escolar é tecido através de recortes que nos permitem vislumbrar inúmeros equívocos em torno do trabalho com o texto em sala de aula, que se estabelecem, inclusive, de modo institucionalizado, enunciando uma cultura consolidada de trabalho com os textos em sala de aula em uma perspectiva reducionista e protocolar, que alimenta uma prática de leitura que se dá a partir de uma fórmula pronta, como uma receita. Tal cultura também contribui direta e indiretamente para a desvalorização do profissional da área de Letras no âmbito da escolarização básica, ao designarem estes como responsáveis pela educação moral de crianças e jovens em processo de escolarização. Na contramão dessa cultura escolar, são suscitadas neste trabalho outras vias para arquitetar a atuação com o texto literário; caminhos em que seja possível pensar o letramento literário como uma competência a ser desenvolvida, como uma prática que contribui para o amadurecimento intelectual de crianças e jovens e deve, assim como aqueles que a promovem, ser tratada com respeito e seriedade. Para tanto, o educando em processo de formação, em especial aquele em processo de formar-se leitor, deve ser visto como sujeito de intervenção, como pessoa que participa ativamente da vida em sociedade. Por isso, práticas descontextualizadas e descoladas da realidade material concreta do corpo discente das instituições de ensino são postas em cheque.
Materia: Literatura
Ensino e aprendizagem
Letramento
Letramento literário
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RVRapucci.pdf257.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.