Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21367
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Autonomia ou dependência: uma análise das condições de trabalho em ocupações de transporte e de entrega no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Barros, Jean Bernardo Ferreira de
Advisor: Pero, Valéria Lúcia
Abstract: O mercado de trabalho vem passando por profundas mudanças em sua estrutura e dinâmicas, sendo uma delas em decorrência das tecnologias ligadas ao uso de aplicativos digitais de trabalho. Essas novas formas de trabalho "just-in-time" levantam questões quanto às possíveis contradições dos benefícios para o trabalhador, como a flexibilidade de gerir sua jornada de trabalho e determinar seus rendimentos. Por isso, este trabalho tem como objetivo analisar as condições de autonomia ou de dependência do trabalhador por conta própria em ocupações de transporte e de entrega nas regiões metropolitanas do Brasil. Para tanto, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no período de 2012 a 2020, é feita uma comparação do comportamento do mercado de trabalho dessas ocupações antes e depois da entrada de empresas de trabalho “just-in-time” no país, bem como em relação a outros regimes de trabalho e outras ocupações. A análise empírica revela um forte crescimento de trabalhadores nessas ocupações, prevalecendo a informalização induzida por esse modelo de trabalho e a dependência demonstrada no volume de trabalhadores que têm esta como sua principal fonte de renda. Dado esse contexto, houve precarização de suas condições, com queda relativamente maiores de rendimentos reais, baixa adesão à previdência e jornada de trabalho superior à outras ocupações.
Keywords: Mercado de trabalho
Uberização
Gig economy
Trabalho informal
Precarização do trabalho
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Dec-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARROS, Jean Bernardo Ferreira de. Autonomia ou dependência: uma análise das condições de trabalho em ocupações de transporte e entrega no Brasil. 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JBFBarros.pdf920.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.