Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21368
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendonça, Adriany Ferreira de-
dc.contributor.authorMoraes, Daniel Pimentel de-
dc.date.accessioned2023-08-15T13:55:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:05Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21368-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectNietzschept_BR
dc.titleA educação de si mesmo como projeto pedagógico contra a cultura de massas nos textos do jovem Nietzschept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é investigar o projeto pedagógico presente nos textos do jovem Nietzsche, sobretudo as conferências Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino e o texto de Schopenhauer como educador. Nesse sentido, buscaremos trabalhar a educação de si mesmo e a relação de formação que a possibilita como uma alternativa para a educação distante dos padrões da cultura moderna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.relation.referencesNIETZSCHE, F. W. Primeira consideração Intempestiva: David Strauss, Sectário e Escritor. Tradução de Antônio Carlos Braga. - São Paulo: Editora Escala, 2008. ___________. Da Utilidade e do inconveniente da história para a vida. Tradução de Antônio Carlos Braga e Ciro Mioranza. - São Paulo: Lafonte, 2019. ___________. Schopenhauer como educador: consideração extemporânea, 3ª parte. Tradução de Giovane Rodrigues e Tiago Trajan; prefácio de Giorgio Colli.- São Paulo: Mundaréu, 2018. ___________. Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino. In: Escritos sobre a educação. Tradução de Noéli Correia de Melo Sobrinho. São Paulo: Edições Loyola, 2003. ___________. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. - 1ª ed. - São Paulo: Companhia de Bolso, 2018. ___________. Além do bem e do mal. Tradução: Lilian Salles Kump. São Paulo: Centauro, 2006. ___________. Crepúsculo dos ídolos, ou Como se filosofa com o martelo. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. 1ª ed. - São Paulo: Companhia de Bolso, 2017. ___________. Ecce homo: como alguém se torna o que é. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. DIAS, R. M. Nietzsche educador. São Paulo: Scipione, 1991. _______. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011 LARROSA, J. Nietzsche e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. BRITTO, F. L. Soldados e Centauros: Educação, Filosofia e Messianismo no Jovem Nietzsche, 1858-1869. Rio de Janeiro: Mauad X ; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2015. LIMA, S. C. F. Nietzsche e a educação como experimentação de si. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2019. MARTON, S. Nietzsche, das forças cósmicas aos valores humanos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. MACHADO, R. Nietzsche e a verdade. - 4. ed. rev. - Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2021. MOREIRA, F. S. Ipseidade e Alteridade nas obras sobre educação do jovem Nietzsche. In: Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 65, p. 607-650, mai./ago. 2018. SCHOPENHAUER, A. Sobre a filosofia universitária. Tradução de Maria Cacciola e Márcio Suzuki. São Paulo: Livraria e editora Polis, 1991GADAMER, H. G. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução Flávio Paulo Meurer. 9. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008. VASQUES, J. M. Cultura e criação: o problema da formação para uma filosofia do porvir. Orientadora: Rosa Maria Dias. Coorientadora: Iracema Macedo. Dissertação de Mestrado, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Rio de Janeiro: UERJ, 2010 / 02.pt_BR
Appears in Collections:Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DP Moraes.pdf264.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.