Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21370
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Projeto de vida e a ideologia neoliberal: reflexões acerca das reformas educacionais no Brasil – BNCC e novo ensino médio |
Author(s)/Inventor(s): | Vieira, Denise Vicentino Dardeau |
Advisor: | Castro, Susana de |
Co-advisor: | Bocchetti, André |
Abstract: | Este trabalho pretende discutir criticamente as reformas educacionais no Brasil nos últimos anos, nomeadamente, a BNCC e o Novo Ensino Médio, analisando como estas medidas fazem parte de um amplo projeto político-ideológico neoliberal, em curso, sobretudo, a partir dos anos 1990. Neste sentido, argumenta-se como estas recentes reformas precarizam a educação básica, aprofundam o processo de mercantilização e mercadorização da educação e fragilizam algumas disciplinas, dentre elas, a Filosofia. Além disso, problematiza-se o novo componente curricular obrigatório, Projeto de Vida, como um “espaço” privilegiado para trabalhar certas competências socioemocionais que estão a serviço da influência do neoliberalismo na Educação, educando mentes e corpos para atender certa realidade do mercado de trabalho no século XXI, marcada pela precarização, sobretudo, em países que ocupam o lugar periférico na dinâmica do capitalismo global. |
Keywords: | Filosofia da educação Neoliberalismo Curriculos e programas Ensino médio |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
Production unit: | Instituto de Filosofia e Ciências Sociais |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 12-Aug-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DVD Vieira.pdf | 621.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.