Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21370
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Projeto de vida e a ideologia neoliberal: reflexões acerca das reformas educacionais no Brasil – BNCC e novo ensino médio
Author(s)/Inventor(s): Vieira, Denise Vicentino Dardeau
Advisor: Castro, Susana de
Co-advisor: Bocchetti, André
Abstract: Este trabalho pretende discutir criticamente as reformas educacionais no Brasil nos últimos anos, nomeadamente, a BNCC e o Novo Ensino Médio, analisando como estas medidas fazem parte de um amplo projeto político-ideológico neoliberal, em curso, sobretudo, a partir dos anos 1990. Neste sentido, argumenta-se como estas recentes reformas precarizam a educação básica, aprofundam o processo de mercantilização e mercadorização da educação e fragilizam algumas disciplinas, dentre elas, a Filosofia. Além disso, problematiza-se o novo componente curricular obrigatório, Projeto de Vida, como um “espaço” privilegiado para trabalhar certas competências socioemocionais que estão a serviço da influência do neoliberalismo na Educação, educando mentes e corpos para atender certa realidade do mercado de trabalho no século XXI, marcada pela precarização, sobretudo, em países que ocupam o lugar periférico na dinâmica do capitalismo global.
Keywords: Filosofia da educação
Neoliberalismo
Curriculos e programas
Ensino médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Production unit: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DVD Vieira.pdf621.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.