Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21370
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Projeto de vida e a ideologia neoliberal
Título(s) alternativo(s): reflexões acerca das reformas educacionais no Brasil – BNCC e Novo Ensino Médio
Autor(es)/Inventor(es): Vieira, Denise Vicentino Dardeau
Orientador: Castro, Susana de
Coorientador: Bocchetti, André
Resumo: Este trabalho pretende discutir criticamente as reformas educacionais no Brasil nos últimos anos, nomeadamente, a BNCC e o Novo Ensino Médio, analisando como estas medidas fazem parte de um amplo projeto político-ideológico neoliberal, em curso, sobretudo, a partir dos anos 1990. Neste sentido, argumenta-se como estas recentes reformas precarizam a educação básica, aprofundam o processo de mercantilização e mercadorização da educação e fragilizam algumas disciplinas, dentre elas, a Filosofia. Além disso, problematiza-se o novo componente curricular obrigatório, Projeto de Vida, como um “espaço” privilegiado para trabalhar certas competências socioemocionais que estão a serviço da influência do neoliberalismo na Educação, educando mentes e corpos para atender certa realidade do mercado de trabalho no século XXI, marcada pela precarização, sobretudo, em países que ocupam o lugar periférico na dinâmica do capitalismo global.
Palavras-chave: Filosofia
Educação
Neoliberalismo
BNCC
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Unidade produtora: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DVD Vieira.pdf621.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.