Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21370
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Projeto de vida e a ideologia neoliberal |
Título(s) alternativo(s): | reflexões acerca das reformas educacionais no Brasil – BNCC e Novo Ensino Médio |
Autor(es)/Inventor(es): | Vieira, Denise Vicentino Dardeau |
Orientador: | Castro, Susana de |
Coorientador: | Bocchetti, André |
Resumo: | Este trabalho pretende discutir criticamente as reformas educacionais no Brasil nos últimos anos, nomeadamente, a BNCC e o Novo Ensino Médio, analisando como estas medidas fazem parte de um amplo projeto político-ideológico neoliberal, em curso, sobretudo, a partir dos anos 1990. Neste sentido, argumenta-se como estas recentes reformas precarizam a educação básica, aprofundam o processo de mercantilização e mercadorização da educação e fragilizam algumas disciplinas, dentre elas, a Filosofia. Além disso, problematiza-se o novo componente curricular obrigatório, Projeto de Vida, como um “espaço” privilegiado para trabalhar certas competências socioemocionais que estão a serviço da influência do neoliberalismo na Educação, educando mentes e corpos para atender certa realidade do mercado de trabalho no século XXI, marcada pela precarização, sobretudo, em países que ocupam o lugar periférico na dinâmica do capitalismo global. |
Palavras-chave: | Filosofia Educação Neoliberalismo BNCC |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Unidade produtora: | Instituto de Filosofia e Ciências Sociais |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DVD Vieira.pdf | 621.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.