Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/21370
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Projeto de vida e a ideologia neoliberal |
Otros títulos: | reflexões acerca das reformas educacionais no Brasil – BNCC e Novo Ensino Médio |
Autor(es)/Inventor(es): | Vieira, Denise Vicentino Dardeau |
Tutor: | Castro, Susana de |
Tutor : | Bocchetti, André |
Resumen: | Este trabalho pretende discutir criticamente as reformas educacionais no Brasil nos últimos anos, nomeadamente, a BNCC e o Novo Ensino Médio, analisando como estas medidas fazem parte de um amplo projeto político-ideológico neoliberal, em curso, sobretudo, a partir dos anos 1990. Neste sentido, argumenta-se como estas recentes reformas precarizam a educação básica, aprofundam o processo de mercantilização e mercadorização da educação e fragilizam algumas disciplinas, dentre elas, a Filosofia. Além disso, problematiza-se o novo componente curricular obrigatório, Projeto de Vida, como um “espaço” privilegiado para trabalhar certas competências socioemocionais que estão a serviço da influência do neoliberalismo na Educação, educando mentes e corpos para atender certa realidade do mercado de trabalho no século XXI, marcada pela precarização, sobretudo, em países que ocupam o lugar periférico na dinâmica do capitalismo global. |
Materia: | Filosofia Educação Neoliberalismo BNCC |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Unidade de producción: | Instituto de Filosofia e Ciências Sociais |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DVD Vieira.pdf | 621.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.