Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21370
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Projeto de vida e a ideologia neoliberal
Otros títulos: reflexões acerca das reformas educacionais no Brasil – BNCC e Novo Ensino Médio
Autor(es)/Inventor(es): Vieira, Denise Vicentino Dardeau
Tutor: Castro, Susana de
Tutor : Bocchetti, André
Resumen: Este trabalho pretende discutir criticamente as reformas educacionais no Brasil nos últimos anos, nomeadamente, a BNCC e o Novo Ensino Médio, analisando como estas medidas fazem parte de um amplo projeto político-ideológico neoliberal, em curso, sobretudo, a partir dos anos 1990. Neste sentido, argumenta-se como estas recentes reformas precarizam a educação básica, aprofundam o processo de mercantilização e mercadorização da educação e fragilizam algumas disciplinas, dentre elas, a Filosofia. Além disso, problematiza-se o novo componente curricular obrigatório, Projeto de Vida, como um “espaço” privilegiado para trabalhar certas competências socioemocionais que estão a serviço da influência do neoliberalismo na Educação, educando mentes e corpos para atender certa realidade do mercado de trabalho no século XXI, marcada pela precarização, sobretudo, em países que ocupam o lugar periférico na dinâmica do capitalismo global.
Materia: Filosofia
Educação
Neoliberalismo
BNCC
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Unidade de producción: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DVD Vieira.pdf621.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.