Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21390
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Encontros interativos: a importância da afetividade e das múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagem
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Rita de Cassia Lucas de Ávila
Advisor: Giambiagi, Irene
Abstract: O projeto de extensão Encontros Interativos, coordenado pela professora Irene Giambiagi, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destina-se a estudantes da rede pública de uma escola selecionada na região da Zona Sul do Rio de Janeiro, auxiliando estudantes com dificuldades no processo de alfabetização, inclusive com defasagem idade série, atendendo em 2019 a dois grupos de alunos, 12 pertencentes ao 2º ano, e 12 ao 4º do primeiro segmento do ensino fundamental. O objetivo geral que direcionou a elaboração desta pesquisa monográfica foi analisar teoricamente a importância da afetividade e das múltiplas linguagens no processo de ensino aprendizagem no Projeto Encontros Interativos por meio das vivências de uma professora em formação durante o ano de 2019. No primeiro capítulo apresenta se uma breve história do projeto, explica-se como as turmas são formadas e enfatiza-se a importância da extensão universitária. No segundo capítulo destaca-se a caracterização da escola e apresenta-se a sua posição na avaliação externa do IDEB. No terceiro capítulo analisa-se a importância da afetividade e das múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando-se o potencial desse projeto na aprendizagem dos estudantes, com relatos de atividades das quais a autora participou, descrevendo-se como eram desenvolvidas as múltiplas linguagens no cotidiano do projeto. Os principais autores que nortearam a escrita deste trabalho monográfico foram: Henri Wallon, Paulo Freire, Regina Leite Garcia, Maria Vitória Mamede Maia e Regina Zilberman.
Keywords: Interação social
Afetividade
Educação e aprendizagem
Alfabetização
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, Rita de Cassia Lucas de Ávila. Encontros interativos: a importância da afetividade e das múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RPereira.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.