Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21406
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO
Author(s)/Inventor(s): Calado, Rebeca Oliveira
Advisor: Fernandes, Ana Lúcia Cunha
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso se deu a partir da curiosidade sobre a educação para cidadania global (ECG) na perspectiva da UNESCO. Para compreender o assunto, foi usado como base o relatório “Educação para cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI”, publicado pela Agência em 2015. No capítulo 1 são abordadas questões relativas à ECG, com o objetivo de aprofundar o tema e ter uma melhor percepção sobre o assunto. No capítulo 2 é debatido como a escola pode utilizar essa “abordagem”, trazendo exemplos de práticas que possuem valores preconizados pela ECG. No capítulo 3 são compartilhados e analisados os resultados de um questionário anônimo respondido por educadores a respeito de suas atuações na escola e o conhecimento a respeito da educação para a cidadania global, com o intuito de compreender se ela está presente na escola, seja de forma direta ou indireta.
Keywords: Globalização
Cidadania
Educação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Aug-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CALADO, Rebeca Oliveira. Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCalado.pdf517.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.