Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21406
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO
Autor(es)/Inventor(es): Calado, Rebeca Oliveira
Orientador: Fernandes, Ana Lúcia Cunha
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso se deu a partir da curiosidade sobre a educação para cidadania global (ECG) na perspectiva da UNESCO. Para compreender o assunto, foi usado como base o relatório “Educação para cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI”, publicado pela Agência em 2015. No capítulo 1 são abordadas questões relativas à ECG, com o objetivo de aprofundar o tema e ter uma melhor percepção sobre o assunto. No capítulo 2 é debatido como a escola pode utilizar essa “abordagem”, trazendo exemplos de práticas que possuem valores preconizados pela ECG. No capítulo 3 são compartilhados e analisados os resultados de um questionário anônimo respondido por educadores a respeito de suas atuações na escola e o conhecimento a respeito da educação para a cidadania global, com o intuito de compreender se ela está presente na escola, seja de forma direta ou indireta.
Palavras-chave: Globalização
Cidadania
Educação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Ago-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CALADO, Rebeca Oliveira. Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCalado.pdf517.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.