Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21408
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDelgado, Adriana Patrício-
dc.contributor.authorLanes, Jonathan Emanuel da Silva e-
dc.date.accessioned2023-08-21T19:19:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:34Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.citationLANES, Jonathan Emanuel da Silva e. A relação dos estudos freirianos com as práticas docentes: partilhando com formandos/as no Movimento Infância In Natura (MIIN). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21408-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleA relação dos estudos freirianos com as práticas docentes: partilhando com formandos/as no Movimento Infância In Natura (MIIN)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Baroni, Patrícia Raquel-
dc.contributor.referee2Santos, Núbia de Oliveira-
dc.description.resumoA escrita desse trabalho tem por objetivo que sua leitura seja feita como uma conversa, que busque não só exibir o meu olhar, mas também exibir pontos e conceitos relevantes à pesquisa. Além disso, reforça para que a dialogicidade esteja sempre presente permitindo enquanto prática um olhar na qualidade de pesquisador que mantém o distanciamento do seu objeto não é uma possibilidade. Anteposto à escrita deste trabalho faz-se necessário uma breve partilha sobre da vida e obra de Paulo Freire. O trabalho faz uma interlocução com Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia, principais obras para a realização deste trabalho, das quais se dividiram em subitens para contextualizar e introduzir alguns conceitos freirianos, tais como: educação bancária x educação libertadora e educação dialógica X educação antidialógica em paralelo as observações de campo realizadas acerca do quefazer docente. Ademais, dando seguimento aos subitens o trabalho aborda sobre alguns saberes da Educação Infantil. Além disso, foram abordadas outras temáticas presentes dentro do Movimento Infância In Natura (MIIN), como o desemparedar-se na Educação Infantil e os momentos de partilha e planejamento dos profissionais docentes. O trabalho foi escrito contemplando também a afroperspectiva reivindicando a pluriversalidade. Nas considerações finais indica-se que foi possível observar os conceitos freirianos na formação da prática docente, por vezes, de formas mais explícitas, de modo que abriam caminhos para outros conceitos, confirmando a presença no fazer docente dos educadores egressos da FE-UFRJ e atuantes no MIIN.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JLanes.pdf750.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.