Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21408
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A relação dos estudos freirianos com as práticas docentes: partilhando com formandos/as no Movimento Infância In Natura (MIIN)
Autor(es)/Inventor(es): Lanes, Jonathan Emanuel da Silva e
Tutor: Delgado, Adriana Patrício
Resumen: A escrita desse trabalho tem por objetivo que sua leitura seja feita como uma conversa, que busque não só exibir o meu olhar, mas também exibir pontos e conceitos relevantes à pesquisa. Além disso, reforça para que a dialogicidade esteja sempre presente permitindo enquanto prática um olhar na qualidade de pesquisador que mantém o distanciamento do seu objeto não é uma possibilidade. Anteposto à escrita deste trabalho faz-se necessário uma breve partilha sobre da vida e obra de Paulo Freire. O trabalho faz uma interlocução com Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia, principais obras para a realização deste trabalho, das quais se dividiram em subitens para contextualizar e introduzir alguns conceitos freirianos, tais como: educação bancária x educação libertadora e educação dialógica X educação antidialógica em paralelo as observações de campo realizadas acerca do quefazer docente. Ademais, dando seguimento aos subitens o trabalho aborda sobre alguns saberes da Educação Infantil. Além disso, foram abordadas outras temáticas presentes dentro do Movimento Infância In Natura (MIIN), como o desemparedar-se na Educação Infantil e os momentos de partilha e planejamento dos profissionais docentes. O trabalho foi escrito contemplando também a afroperspectiva reivindicando a pluriversalidade. Nas considerações finais indica-se que foi possível observar os conceitos freirianos na formação da prática docente, por vezes, de formas mais explícitas, de modo que abriam caminhos para outros conceitos, confirmando a presença no fazer docente dos educadores egressos da FE-UFRJ e atuantes no MIIN.
Materia: Diálogo
Educação
Professores
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-jul-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LANES, Jonathan Emanuel da Silva e. A relação dos estudos freirianos com as práticas docentes: partilhando com formandos/as no Movimento Infância In Natura (MIIN). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JLanes.pdf750.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.