Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21408
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A relação dos estudos freirianos com as práticas docentes: partilhando com formandos/as no Movimento Infância In Natura (MIIN) |
Autor(es)/Inventor(es): | Lanes, Jonathan Emanuel da Silva e |
Orientador: | Delgado, Adriana Patrício |
Resumo: | A escrita desse trabalho tem por objetivo que sua leitura seja feita como uma conversa, que busque não só exibir o meu olhar, mas também exibir pontos e conceitos relevantes à pesquisa. Além disso, reforça para que a dialogicidade esteja sempre presente permitindo enquanto prática um olhar na qualidade de pesquisador que mantém o distanciamento do seu objeto não é uma possibilidade. Anteposto à escrita deste trabalho faz-se necessário uma breve partilha sobre da vida e obra de Paulo Freire. O trabalho faz uma interlocução com Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia, principais obras para a realização deste trabalho, das quais se dividiram em subitens para contextualizar e introduzir alguns conceitos freirianos, tais como: educação bancária x educação libertadora e educação dialógica X educação antidialógica em paralelo as observações de campo realizadas acerca do quefazer docente. Ademais, dando seguimento aos subitens o trabalho aborda sobre alguns saberes da Educação Infantil. Além disso, foram abordadas outras temáticas presentes dentro do Movimento Infância In Natura (MIIN), como o desemparedar-se na Educação Infantil e os momentos de partilha e planejamento dos profissionais docentes. O trabalho foi escrito contemplando também a afroperspectiva reivindicando a pluriversalidade. Nas considerações finais indica-se que foi possível observar os conceitos freirianos na formação da prática docente, por vezes, de formas mais explícitas, de modo que abriam caminhos para outros conceitos, confirmando a presença no fazer docente dos educadores egressos da FE-UFRJ e atuantes no MIIN. |
Palavras-chave: | Diálogo Educação Professores |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 7-Jul-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | LANES, Jonathan Emanuel da Silva e. A relação dos estudos freirianos com as práticas docentes: partilhando com formandos/as no Movimento Infância In Natura (MIIN). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JLanes.pdf | 750.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.