Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21409
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones
Author(s)/Inventor(s): Cardoso, Natália da Costa Ferreira
Advisor: Murgel, Luciana Freire
Abstract: Os smartphones tornaram-se dispositivos importantes na vida das pessoas ao redor do mundo, tendo seu consumo crescido de forma exponencial. Entender o processo de escolha de uma marca é entender o comportamento do consumidor. A escolha do bem vai muito além do seu caráter utilitário, ao contrário do que muitos consumidores pensam, a marca é um importante influenciador que precisa ser considerado. A escolha de uma marca, pode revelar aspectos interessantes acerca do indivíduo e da sociedade. Diante desta necessidade, o objetivo do presente estudo é descobrir quais as motivações por trás da escolha de uma marca específica dentre diversas outras marcas no processo de compra do smartphone. Para isto, foram realizadas entrevistas qualitativas com consumidores de duas marcas de smartphone: Apple e Xiaomi, por se tratar de empresas com histórias e estratégias distintas. Os resultados indicam que os motivos pelos quais o público escolhe uma das duas marcas são divergentes, sendo a bagagem da marca, o que ela consegue entregar, o significado que está oculto nela e que pode ser repassado ao consumidor, e até, as motivações sociais e culturais, são os influenciadores mais relevantes no processo de compra do smartphone. Demonstrando assim, como essas motivações podem corroborar para a escolha ou rejeição de uma marca.
Keywords: Consumo (Economia)
Smartphones
Apple
Xiaomi
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 23-Jul-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARDOSO, Natália da Costa Ferreira. Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NCardoso.pdf477.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.