Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21411
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Baroni, Patrícia Raquel | - |
dc.contributor.author | Santos, Larissa Machado dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T19:44:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-10 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Larissa Machado dos. Pedagogias do brincar: narrativas de uma professora brincante em formação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21411 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Pedagogias do brincar: narrativas de uma professora brincante em formação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Adriane Soares dos | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho se dedica a tecer uma narrativa de práticas pedagógicas brincantes que ressalta e valoriza a importância de ser um educador brincante. Tem como objetivo a contribuição do livre brincar na formação identitária e na autonomia das crianças e também possibilita aos educadores a criação de ferramentas para estimular o brincar livre nas escolas de maneira direta ou indireta. A pesquisa se inicia com uma narrativa autobiográfica que abre as portas para os caminhos metodológicos deste estudo. Sendo assim, a trajetória nesta produção se dá pelas pesquisas narrativas, cotidianas e o brincar enquanto viés metodológico. Ao longo deste trabalho dialoguei com autores acerca dos conceitos de infância, livre brincar pela via decolonial e formação. Para dar continuidade, a pesquisa de campo foi construída com imagens, diálogos entre as crianças, um caderno de campo que tinha por finalidade registrar as vivências brincantes e auxiliar na estruturação de um registro narrativo. Por fim, foram desenvolvidas as reflexões acerca do tema que nos fazem refletir sobre as lacunas que a formação docente inicial deixa, considerando a importância de formar educadores brincantes. O brincar é constitutivo das infâncias e pude encontrar essa vivência formativa no chão da escola, no cotidiano. Como conclusões problematizo a disponibilidade de ser um educador brincante como uma das possíveis ferramentas para estimular o livre brincar nas escolas, além de, o livre brincar proporcionar o desenvolvimento identitário e autônomo das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LSantos.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.