Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21411
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Pedagogias do brincar: narrativas de uma professora brincante em formação
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Larissa Machado dos
Tutor: Baroni, Patrícia Raquel
Resumen: O presente trabalho se dedica a tecer uma narrativa de práticas pedagógicas brincantes que ressalta e valoriza a importância de ser um educador brincante. Tem como objetivo a contribuição do livre brincar na formação identitária e na autonomia das crianças e também possibilita aos educadores a criação de ferramentas para estimular o brincar livre nas escolas de maneira direta ou indireta. A pesquisa se inicia com uma narrativa autobiográfica que abre as portas para os caminhos metodológicos deste estudo. Sendo assim, a trajetória nesta produção se dá pelas pesquisas narrativas, cotidianas e o brincar enquanto viés metodológico. Ao longo deste trabalho dialoguei com autores acerca dos conceitos de infância, livre brincar pela via decolonial e formação. Para dar continuidade, a pesquisa de campo foi construída com imagens, diálogos entre as crianças, um caderno de campo que tinha por finalidade registrar as vivências brincantes e auxiliar na estruturação de um registro narrativo. Por fim, foram desenvolvidas as reflexões acerca do tema que nos fazem refletir sobre as lacunas que a formação docente inicial deixa, considerando a importância de formar educadores brincantes. O brincar é constitutivo das infâncias e pude encontrar essa vivência formativa no chão da escola, no cotidiano. Como conclusões problematizo a disponibilidade de ser um educador brincante como uma das possíveis ferramentas para estimular o livre brincar nas escolas, além de, o livre brincar proporcionar o desenvolvimento identitário e autônomo das crianças.
Materia: Educação infantil
Pedagogia
Professores
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-ago-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Larissa Machado dos. Pedagogias do brincar: narrativas de uma professora brincante em formação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LSantos.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.