Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21411
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Pedagogias do brincar: narrativas de uma professora brincante em formação |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Larissa Machado dos |
Orientador: | Baroni, Patrícia Raquel |
Resumo: | O presente trabalho se dedica a tecer uma narrativa de práticas pedagógicas brincantes que ressalta e valoriza a importância de ser um educador brincante. Tem como objetivo a contribuição do livre brincar na formação identitária e na autonomia das crianças e também possibilita aos educadores a criação de ferramentas para estimular o brincar livre nas escolas de maneira direta ou indireta. A pesquisa se inicia com uma narrativa autobiográfica que abre as portas para os caminhos metodológicos deste estudo. Sendo assim, a trajetória nesta produção se dá pelas pesquisas narrativas, cotidianas e o brincar enquanto viés metodológico. Ao longo deste trabalho dialoguei com autores acerca dos conceitos de infância, livre brincar pela via decolonial e formação. Para dar continuidade, a pesquisa de campo foi construída com imagens, diálogos entre as crianças, um caderno de campo que tinha por finalidade registrar as vivências brincantes e auxiliar na estruturação de um registro narrativo. Por fim, foram desenvolvidas as reflexões acerca do tema que nos fazem refletir sobre as lacunas que a formação docente inicial deixa, considerando a importância de formar educadores brincantes. O brincar é constitutivo das infâncias e pude encontrar essa vivência formativa no chão da escola, no cotidiano. Como conclusões problematizo a disponibilidade de ser um educador brincante como uma das possíveis ferramentas para estimular o livre brincar nas escolas, além de, o livre brincar proporcionar o desenvolvimento identitário e autônomo das crianças. |
Palavras-chave: | Educação infantil Pedagogia Professores |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 10-Ago-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SANTOS, Larissa Machado dos. Pedagogias do brincar: narrativas de uma professora brincante em formação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSantos.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.