Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21412
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Baroni, Patrícia Raquel | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Maria Clara | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T19:46:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-10 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Maria Clara. Pedagogia do cuidado: um manifesto pelo direito de legislar o próprio corpo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21412 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Cuidados | pt_BR |
dc.subject | Creches | pt_BR |
dc.title | Pedagogia do cuidado: um manifesto pelo direito de legislar o próprio corpo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Daniela de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Adriane Soares dos | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho traz, através de uma pesquisa narrativa, cotidianos onde estabelecem-se práticas de educação sexual na creche. A investigação ocorre em uma instituição privada do Rio de Janeiro, com informações colhidas através de uma educadora participante e, portanto, também foco desta análise. A escrita expõe, de maneira sinestésica, relatos de uma pedagogia cuidadosa, respeitosa, protetiva, afetuosa e generosa com crianças entre dois e quatro anos. O principal objetivo deste estudo é evidenciar práticas palpáveis e acessíveis que se constituem através de educadoras com olhares atentos e observações sensíveis. O que é proposto vem de encontro à ideia de uma educação sexual vivida rotineiramente através de ações de cuidado corporal como: trocas de fralda, processos de desfralde, banhos, sonos ou qualquer outro movimento em que o corpo é o protagonista na rotina da creche. A concepção de corpo como linguagem converge com os conceitos construídos por Tássio Ferreira e Adriane Soares, ao abordarem o aprendizado construído por via corporal. Este também se constitui como um manifesto pelo direito de legislar a si, como proposição protetiva aos casos de abuso sexual na infância tão recorrentes na sociedade brasileira atual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MMagalhães.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.