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dc.contributor.advisorBaroni, Patrícia Raquel-
dc.contributor.authorMagalhães, Maria Clara-
dc.date.accessioned2023-08-21T19:46:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:34Z-
dc.date.issued2023-08-10-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Maria Clara. Pedagogia do cuidado: um manifesto pelo direito de legislar o próprio corpo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21412-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectCuidadospt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.titlePedagogia do cuidado: um manifesto pelo direito de legislar o próprio corpopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.referee2Santos, Adriane Soares dos-
dc.description.resumoO presente trabalho traz, através de uma pesquisa narrativa, cotidianos onde estabelecem-se práticas de educação sexual na creche. A investigação ocorre em uma instituição privada do Rio de Janeiro, com informações colhidas através de uma educadora participante e, portanto, também foco desta análise. A escrita expõe, de maneira sinestésica, relatos de uma pedagogia cuidadosa, respeitosa, protetiva, afetuosa e generosa com crianças entre dois e quatro anos. O principal objetivo deste estudo é evidenciar práticas palpáveis e acessíveis que se constituem através de educadoras com olhares atentos e observações sensíveis. O que é proposto vem de encontro à ideia de uma educação sexual vivida rotineiramente através de ações de cuidado corporal como: trocas de fralda, processos de desfralde, banhos, sonos ou qualquer outro movimento em que o corpo é o protagonista na rotina da creche. A concepção de corpo como linguagem converge com os conceitos construídos por Tássio Ferreira e Adriane Soares, ao abordarem o aprendizado construído por via corporal. Este também se constitui como um manifesto pelo direito de legislar a si, como proposição protetiva aos casos de abuso sexual na infância tão recorrentes na sociedade brasileira atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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