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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Pedagogia do cuidado: um manifesto pelo direito de legislar o próprio corpo
Autor(es)/Inventor(es): Magalhães, Maria Clara
Orientador: Baroni, Patrícia Raquel
Resumo: O presente trabalho traz, através de uma pesquisa narrativa, cotidianos onde estabelecem-se práticas de educação sexual na creche. A investigação ocorre em uma instituição privada do Rio de Janeiro, com informações colhidas através de uma educadora participante e, portanto, também foco desta análise. A escrita expõe, de maneira sinestésica, relatos de uma pedagogia cuidadosa, respeitosa, protetiva, afetuosa e generosa com crianças entre dois e quatro anos. O principal objetivo deste estudo é evidenciar práticas palpáveis e acessíveis que se constituem através de educadoras com olhares atentos e observações sensíveis. O que é proposto vem de encontro à ideia de uma educação sexual vivida rotineiramente através de ações de cuidado corporal como: trocas de fralda, processos de desfralde, banhos, sonos ou qualquer outro movimento em que o corpo é o protagonista na rotina da creche. A concepção de corpo como linguagem converge com os conceitos construídos por Tássio Ferreira e Adriane Soares, ao abordarem o aprendizado construído por via corporal. Este também se constitui como um manifesto pelo direito de legislar a si, como proposição protetiva aos casos de abuso sexual na infância tão recorrentes na sociedade brasileira atual.
Palavras-chave: Educação sexual
Cuidados
Creches
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Ago-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MAGALHÃES, Maria Clara. Pedagogia do cuidado: um manifesto pelo direito de legislar o próprio corpo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
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