Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21441
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Fanfics e negritude: a representatividade na autoria de escritoras negras
Autor(es)/Inventor(es): Guimarães, Myla Cristina
Tutor: Frederico, Aline
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo compreender a fanfiction como uma ferramenta de entrada para a nova geração de escritoras negras na literatura, sua relação com a representatividade e poder de inclusão social. Para isso foram utilizadas referências teóricas de autores como Anne Jamison, Miriam Alves e Henry Jenkins, que conduziram estudos relacionados à cultura de fãs, fanfiction e literatura negra brasileira. Além disso, foi conduzida uma pesquisa qualitativa utilizando a técnica de grupo focal, na qual foram coletadas as perspectivas de mulheres negras que consomem e produzem conteúdos relacionados a fanfiction. Os resultados da pesquisa revelam que a escrita feita por fãs no ciberespaço se tornou uma oportunidade e um contexto para a inserção de jovens negras como escritoras e leitoras no universo literário.
Materia: Fan fiction
Escritoras negras
Representatividade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 21-jul-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GUIMARÃES, Myla Cristina. Fanfics e negritude: a representatividade na autoria de escritoras negras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Produção editorial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MGuimarães.pdf591.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.