Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21441
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Fanfics e negritude: a representatividade na autoria de escritoras negras
Autor(es)/Inventor(es): Guimarães, Myla Cristina
Orientador: Frederico, Aline
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a fanfiction como uma ferramenta de entrada para a nova geração de escritoras negras na literatura, sua relação com a representatividade e poder de inclusão social. Para isso foram utilizadas referências teóricas de autores como Anne Jamison, Miriam Alves e Henry Jenkins, que conduziram estudos relacionados à cultura de fãs, fanfiction e literatura negra brasileira. Além disso, foi conduzida uma pesquisa qualitativa utilizando a técnica de grupo focal, na qual foram coletadas as perspectivas de mulheres negras que consomem e produzem conteúdos relacionados a fanfiction. Os resultados da pesquisa revelam que a escrita feita por fãs no ciberespaço se tornou uma oportunidade e um contexto para a inserção de jovens negras como escritoras e leitoras no universo literário.
Palavras-chave: Fan fiction
Escritoras negras
Representatividade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GUIMARÃES, Myla Cristina. Fanfics e negritude: a representatividade na autoria de escritoras negras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGuimarães.pdf591.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.