Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21444
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorLeony, Beatriz Helena-
dc.date.accessioned2023-08-23T20:03:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:34Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.citationLEONY, Beatriz Helena. O livro didático na prática docente: a perspectiva de duas professoras alfabetizadoras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21444-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleO livro didático na prática docente: a perspectiva de duas professoras alfabetizadoraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Marcelo Macedo Corrêa e-
dc.contributor.referee2Amorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.description.resumoEsse estudo, ao considerar a importância da alfabetização para a trajetória escolar e pessoal dos sujeitos, se propôs a investigar o uso de livros didáticos utilizados nessa etapa da educação e a sua possível influência na autonomia dos professores alfabetizadores em sala de aula. Para tanto, teve como objetivo geral verificar em que medida professoras alfabetizadoras tiveram sua autonomia influenciada pela obrigatoriedade dos livros didáticos em suas aulas. A metodologia de pesquisa escolhida foi estudo de caso, tendo como sujeitos professoras de duas escolas particulares da Zona Sul do Rio de Janeiro e o uso que fazem dos livros didáticos. No estudo foram analisados os estudos já realizados sobre alfabetização, livros didáticos e autonomia docente assim como as entrevistas realizadas com as professoras. Os dados coletados revelaram que os livros didáticos são ferramentas muito presentes em sala de aula, dificilmente sendo descartadas como possibilidade devido sua presença marcante por décadas. Outros recursos, ferramentas e atividades podem e devem ser utilizadas em sala de aula se levarmos em consideração a complexidade e amplitude do processo de alfabetização, mas os livros didáticos dividem tal espaço com muita presença.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BLeony.pdf279.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.