Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21444
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O livro didático na prática docente: a perspectiva de duas professoras alfabetizadoras
Autor(es)/Inventor(es): Leony, Beatriz Helena
Orientador: Cerdas, Luciene
Resumo: Esse estudo, ao considerar a importância da alfabetização para a trajetória escolar e pessoal dos sujeitos, se propôs a investigar o uso de livros didáticos utilizados nessa etapa da educação e a sua possível influência na autonomia dos professores alfabetizadores em sala de aula. Para tanto, teve como objetivo geral verificar em que medida professoras alfabetizadoras tiveram sua autonomia influenciada pela obrigatoriedade dos livros didáticos em suas aulas. A metodologia de pesquisa escolhida foi estudo de caso, tendo como sujeitos professoras de duas escolas particulares da Zona Sul do Rio de Janeiro e o uso que fazem dos livros didáticos. No estudo foram analisados os estudos já realizados sobre alfabetização, livros didáticos e autonomia docente assim como as entrevistas realizadas com as professoras. Os dados coletados revelaram que os livros didáticos são ferramentas muito presentes em sala de aula, dificilmente sendo descartadas como possibilidade devido sua presença marcante por décadas. Outros recursos, ferramentas e atividades podem e devem ser utilizadas em sala de aula se levarmos em consideração a complexidade e amplitude do processo de alfabetização, mas os livros didáticos dividem tal espaço com muita presença.
Palavras-chave: Alfabetização
Autonomia
Livros didáticos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Ago-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEONY, Beatriz Helena. O livro didático na prática docente: a perspectiva de duas professoras alfabetizadoras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BLeony.pdf279.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.