Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21444
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O livro didático na prática docente: a perspectiva de duas professoras alfabetizadoras
Autor(es)/Inventor(es): Leony, Beatriz Helena
Tutor: Cerdas, Luciene
Resumen: Esse estudo, ao considerar a importância da alfabetização para a trajetória escolar e pessoal dos sujeitos, se propôs a investigar o uso de livros didáticos utilizados nessa etapa da educação e a sua possível influência na autonomia dos professores alfabetizadores em sala de aula. Para tanto, teve como objetivo geral verificar em que medida professoras alfabetizadoras tiveram sua autonomia influenciada pela obrigatoriedade dos livros didáticos em suas aulas. A metodologia de pesquisa escolhida foi estudo de caso, tendo como sujeitos professoras de duas escolas particulares da Zona Sul do Rio de Janeiro e o uso que fazem dos livros didáticos. No estudo foram analisados os estudos já realizados sobre alfabetização, livros didáticos e autonomia docente assim como as entrevistas realizadas com as professoras. Os dados coletados revelaram que os livros didáticos são ferramentas muito presentes em sala de aula, dificilmente sendo descartadas como possibilidade devido sua presença marcante por décadas. Outros recursos, ferramentas e atividades podem e devem ser utilizadas em sala de aula se levarmos em consideração a complexidade e amplitude do processo de alfabetização, mas os livros didáticos dividem tal espaço com muita presença.
Materia: Alfabetização
Autonomia
Livros didáticos
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 18-ago-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LEONY, Beatriz Helena. O livro didático na prática docente: a perspectiva de duas professoras alfabetizadoras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BLeony.pdf279.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.