Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21467
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Diálogo quilombista: a educação escolar quilombola a partir das narrativas de professoras do quilombo Graça de Deus |
Autor(es)/Inventor(es): | Amorim, Bruno Luis Silva |
Orientador: | Baroni, Patrícia Raquel |
Resumo: | A presente monografia se propõe em investigar a educação escolar quilombola do quilombo Graça de Deus através da circulação das vozes quilombolas de professoras dessa comunidade. Como objetivo, vislumbro cartografar a trajetória da escola quilombola Unidade de Ensino Básico Washington Luis Azevedo, a partir de narrativas e saberes de professoras que atuam e já atuaram na escola, para tecer uma reflexão acerca das práticas adotadas nessa instituição no que tange à história, às manifestações culturais, às formas de trabalho e à vivência cotidiana dos estudantes e moradores da comunidade. Para tal, foram traçados os caminhos metodológicos que contribuíram para a escrita dessa história a partir da narrativa autobiográfica, da metodologia de conversas e das escrevivências, por meio da partilha de memórias e por experiências de mulheres que convivem cotidianamente em Graça de Deus. Parte-se da narrativa autobiográfica para adentrar o território do Quilombo Graça de Deus. Em seguida, é apresentado o referencial teórico e conceitual abordando os conceitos de quilombo e de educação quilombola, além do histórico da legislação dos quilombos no Brasil. Compreendendo que a narrativa das mulheres do Quilombo Graça de Deus contribui potencialmente para a recriação da história deste território, são realizadas conversas com as professoras Antonia Firmina Martins Silva, Jane Araújo Pereira e Luisbete Santos Fonseca. Como conclusões deste trabalho, as narrativas das professoras evidenciam a urgência por políticas públicas que viabilizem a formação dos professores quilombolas para o contexto escolar da comunidade quilombola Graça de Deus, tal como a elaboração de materiais didático-pedagógicos de apoio ao professor, visando metodologias de ensino que promovam a valorização da cultura quilombola e a inclusão dos saberes locais no currículo da escola UEB Washington Luis Azevedo. |
Palavras-chave: | Quilombos Educação |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 24-Jul-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BLSAmorim.pdf | 728.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.