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http://hdl.handle.net/11422/21467
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Baroni, Patrícia Raquel | - |
dc.contributor.author | Amorim, Bruno Luis Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-28T12:56:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-24 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21467 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Quilombos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Diálogo quilombista: a educação escolar quilombola a partir das narrativas de professoras do quilombo Graça de Deus | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2974793513488242 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9510968477806998 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Vanessa Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1496045632385590 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia se propõe em investigar a educação escolar quilombola do quilombo Graça de Deus através da circulação das vozes quilombolas de professoras dessa comunidade. Como objetivo, vislumbro cartografar a trajetória da escola quilombola Unidade de Ensino Básico Washington Luis Azevedo, a partir de narrativas e saberes de professoras que atuam e já atuaram na escola, para tecer uma reflexão acerca das práticas adotadas nessa instituição no que tange à história, às manifestações culturais, às formas de trabalho e à vivência cotidiana dos estudantes e moradores da comunidade. Para tal, foram traçados os caminhos metodológicos que contribuíram para a escrita dessa história a partir da narrativa autobiográfica, da metodologia de conversas e das escrevivências, por meio da partilha de memórias e por experiências de mulheres que convivem cotidianamente em Graça de Deus. Parte-se da narrativa autobiográfica para adentrar o território do Quilombo Graça de Deus. Em seguida, é apresentado o referencial teórico e conceitual abordando os conceitos de quilombo e de educação quilombola, além do histórico da legislação dos quilombos no Brasil. Compreendendo que a narrativa das mulheres do Quilombo Graça de Deus contribui potencialmente para a recriação da história deste território, são realizadas conversas com as professoras Antonia Firmina Martins Silva, Jane Araújo Pereira e Luisbete Santos Fonseca. Como conclusões deste trabalho, as narrativas das professoras evidenciam a urgência por políticas públicas que viabilizem a formação dos professores quilombolas para o contexto escolar da comunidade quilombola Graça de Deus, tal como a elaboração de materiais didático-pedagógicos de apoio ao professor, visando metodologias de ensino que promovam a valorização da cultura quilombola e a inclusão dos saberes locais no currículo da escola UEB Washington Luis Azevedo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
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