Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21467
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Diálogo quilombista: a educação escolar quilombola a partir das narrativas de professoras do quilombo Graça de Deus |
Author(s)/Inventor(s): | Amorim, Bruno Luis Silva |
Advisor: | Baroni, Patrícia Raquel |
Abstract: | A presente monografia se propõe em investigar a educação escolar quilombola do quilombo Graça de Deus através da circulação das vozes quilombolas de professoras dessa comunidade. Como objetivo, vislumbro cartografar a trajetória da escola quilombola Unidade de Ensino Básico Washington Luis Azevedo, a partir de narrativas e saberes de professoras que atuam e já atuaram na escola, para tecer uma reflexão acerca das práticas adotadas nessa instituição no que tange à história, às manifestações culturais, às formas de trabalho e à vivência cotidiana dos estudantes e moradores da comunidade. Para tal, foram traçados os caminhos metodológicos que contribuíram para a escrita dessa história a partir da narrativa autobiográfica, da metodologia de conversas e das escrevivências, por meio da partilha de memórias e por experiências de mulheres que convivem cotidianamente em Graça de Deus. Parte-se da narrativa autobiográfica para adentrar o território do Quilombo Graça de Deus. Em seguida, é apresentado o referencial teórico e conceitual abordando os conceitos de quilombo e de educação quilombola, além do histórico da legislação dos quilombos no Brasil. Compreendendo que a narrativa das mulheres do Quilombo Graça de Deus contribui potencialmente para a recriação da história deste território, são realizadas conversas com as professoras Antonia Firmina Martins Silva, Jane Araújo Pereira e Luisbete Santos Fonseca. Como conclusões deste trabalho, as narrativas das professoras evidenciam a urgência por políticas públicas que viabilizem a formação dos professores quilombolas para o contexto escolar da comunidade quilombola Graça de Deus, tal como a elaboração de materiais didático-pedagógicos de apoio ao professor, visando metodologias de ensino que promovam a valorização da cultura quilombola e a inclusão dos saberes locais no currículo da escola UEB Washington Luis Azevedo. |
Keywords: | Quilombos Educação |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 24-Jul-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BLSAmorim.pdf | 728.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.