Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21489
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Júri simulado em sala de aula: uma análise da argumentação |
| Author(s)/Inventor(s): | Oliveira, Jhenifer Kely Silva Fangunde de |
| Advisor: | Cunha, Tânia Reis |
| Abstract: | O objetivo deste trabalho foi analisar e caracterizar, a partir do referencial de Sá (2010), a argumentação dos alunos do ensino médio de um colégio particular, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. A atividade consistiu em um Júri Simulado que discutiu sobre um contexto fictício de Wakanda e o júri teve quatro grupos: dois grupos foram a favor da moção proposta pelo colégio e dois grupos foram contrários à moção. Por se tratar de um trabalho monográfico, serão analisadas somente 4 falas dos alunos, porque tiveram um maior número de categorias, de acordo com os aportes metodológicos de Sá (2010). Os Grupos a favor da moção utilizaram argumentos de natureza econômica e social; as fontes de evidência encontradas foram a especialista e a experiência pessoal; as estratégias de aprendizagem utilizadas foram a elaboração, a exemplificação, a comparação e o questionamento. Os grupos contra a moção utilizaram argumentos de natureza social, ambiental e econômica; a fonte de evidência encontrada foi a experiência pessoal e a estratégia de ensino-aprendizagem utilizada foi a hipótese. Concluímos que a dinâmica foi produtiva, pois o Júri Simulado quando utilizado com temas controversos para promover a argumentação contribui para uma abordagem menos tradicional do ensino, pois ele permite que os conteúdos escolares sejam relacionados com temas do cotidiano do adolescente, como o contexto social de um filme da Marvel, Wakanda. Além disso, o júri também favoreceu o protagonismo dos estudantes, pois permitiu que eles tomassem decisões acerca dos temas elencados na dinâmica, levando os alunos a pensar, a refletir e a questionar temáticas sociais, demonstrando domínio sobre o tema. |
| Keywords: | Argumentação Questões sociocientíficas Júri simulado |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2023 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Francês |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| JKSFOliveira.pdf | 391.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.