Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21526
Type: Livro
Title: O ritmo, a música e a educação
Author(s)/Inventor(s): Jaques-Dalcroze, Émile
Abstract: Este livro reagrupa artigos escritos no início de sua carreira como educador, entre 1898 e 1919. Através de seus pensamentos e reflexões descobrimos uma personalidade pedagógica e artística que marcou e impactou o desenvolvimento da educação musical no mundo. Pessoalmente, no início dos meus estudos como professora de educação musical, foi lendo este livro que minha motivação e o meu engajamento na formação profissional na Rítmica despertaram, para que, logo em seguida, eu pudesse decidir fazer da Rítmica minha profissão. A Rítmica de Jaques-Dalcroze está presente na Europa desde o fim do século XIX e foi transmitida de geração em geração sobre quatro continentes. Numerosos são os professores que contribuíram para espalhar essas ideias e divulgar esse conhecimento. Adaptação, transformação, inovação pontuaram o caminho de seu desenvolvimento. Hoje, o interesse que o método suscita demonstra sua atualidade e sublinha a pertinência de seus princípios (a educação da pessoa em sua globalidade, as conexões auditivas e cinestésicas, o desenvolvimento da criatividade), mas também sua universalidade (ela pode ser adaptada a todos os tipos de públicos e a toda a variedade de culturas).
Abstract: Unavailable.
Keywords: Música
Métrica e ritmo musical
Euritmia
Music
Musical meter and rythm
Eurythmy
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Production unit: Editora UFRJ
Publisher: Editora UFRJ
Issue Date: Sep-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
ISBN: 9788571084971
Citation: JAQUES-DALCROZE, Émile. O ritmo, a música e a educação. Rio de Janeiro, RJ: Ed. UFRJ, 2023. 335 p.
Appears in Collections:Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ritmo a musica e a educacao.pdf8.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.