Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21551
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Jogo educativo Superbactérias: ferramenta para apoiar ensino sobre bactérias |
Author(s)/Inventor(s): | Souza, Guilherme Gomes Andrade, Vítor Barcellos de |
Advisor: | Xexéo, Geraldo Bonorino |
Co-advisor: | Silva, Farmy Gonçalves Ferreira da |
Co-advisor: | Oliveira, Suellen de |
Abstract: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal apresentar uma ferramenta digital de apoio para aulas de ciências biológicas, mais especificamente com enfoque na resistência bacteriana e no surgimento de superbactérias, abordando de forma interativa assuntos como a reprodução bacteriana, suas mutações, abordando de forma interativa assuntos como seus mecanismos de defesa, como funciona sua reprodução, suas mutações e também os perigos do uso irresponsável de medicamentos antimicrobianos. O público alvo do jogo são estudantes do ensino médio. A ferramenta simula um jogo de cartas digital, no qual o aluno faz o papel de um médico tratando uma infecção bacteriana. Além de apresentar essas características das bactérias através de mecânicas e jogabilidade, o jogo também conta com uma narrativa durante alguns pontos específicos. Esse artifício é utilizado para se aprofundar em alguns assuntos sem comprometer a experiência de jogo. O jogador vence uma partida quando extermina todas as bactérias, e perde a partida quando, através de mutações, uma superbactéria surge. |
Keywords: | Biologia Jogos educativos Jogos de cartas Resistência microbiana |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO |
Production unit: | Instituto de Computação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 23-Aug-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GGSouza.pdf | 2.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.