Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21552
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Desenvolvimento de um jogo digital educacional para o ensino de pensamento computacional concorrente
Autor(es)/Inventor(es): Nascimento, Pedro Vítor Marques
Tutor: Xexéo, Geraldo Bonorino
Tutor : Brito, Eduardo Freitas Mangeli de
Resumen: Este trabalho apresenta o processo de concepção e desenvolvimento do Mapa do Tesouro, um jogo eletrônico para o ensino de Pensamento Computacional Concorrente, um conceito derivado do Pensamento Paralelo, que por sua vez, seria um componente do Pensamento Computacional apresentado por Wing. O jogo desenvolvido tem como público alvo crianças de idade entre 4 e 10 anos. Os conceitos do PC Concorrente foram incorporados em processos do jogo, com a utilização da teoria da Retórica Procedimental. O jogo foi avaliado por trinta e nove crianças durante sua utilização em aulas de um curso extracurricular de Pensamento Computacional.
Materia: game design
retórica procedimental
pensamento computacional
jogos educacionais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade de producción: Instituto de Computação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-sep-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciência da Computação

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