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http://hdl.handle.net/11422/21552
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Desenvolvimento de um jogo digital educacional para o ensino de pensamento computacional concorrente |
Autor(es)/Inventor(es): | Nascimento, Pedro Vítor Marques |
Tutor: | Xexéo, Geraldo Bonorino |
Tutor : | Brito, Eduardo Freitas Mangeli de |
Resumen: | Este trabalho apresenta o processo de concepção e desenvolvimento do Mapa do Tesouro, um jogo eletrônico para o ensino de Pensamento Computacional Concorrente, um conceito derivado do Pensamento Paralelo, que por sua vez, seria um componente do Pensamento Computacional apresentado por Wing. O jogo desenvolvido tem como público alvo crianças de idade entre 4 e 10 anos. Os conceitos do PC Concorrente foram incorporados em processos do jogo, com a utilização da teoria da Retórica Procedimental. O jogo foi avaliado por trinta e nove crianças durante sua utilização em aulas de um curso extracurricular de Pensamento Computacional. |
Materia: | game design retórica procedimental pensamento computacional jogos educacionais |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Unidade de producción: | Instituto de Computação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 1-sep-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Ciência da Computação |
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