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http://hdl.handle.net/11422/21552
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Desenvolvimento de um jogo digital educacional para o ensino de pensamento computacional concorrente |
Autor(es)/Inventor(es): | Nascimento, Pedro Vítor Marques |
Orientador: | Xexéo, Geraldo Bonorino |
Coorientador: | Brito, Eduardo Freitas Mangeli de |
Resumo: | Este trabalho apresenta o processo de concepção e desenvolvimento do Mapa do Tesouro, um jogo eletrônico para o ensino de Pensamento Computacional Concorrente, um conceito derivado do Pensamento Paralelo, que por sua vez, seria um componente do Pensamento Computacional apresentado por Wing. O jogo desenvolvido tem como público alvo crianças de idade entre 4 e 10 anos. Os conceitos do PC Concorrente foram incorporados em processos do jogo, com a utilização da teoria da Retórica Procedimental. O jogo foi avaliado por trinta e nove crianças durante sua utilização em aulas de um curso extracurricular de Pensamento Computacional. |
Palavras-chave: | game design retórica procedimental pensamento computacional jogos educacionais |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Unidade produtora: | Instituto de Computação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 1-Set-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
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