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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desenvolvimento de um jogo digital educacional para o ensino de pensamento computacional concorrente
Autor(es)/Inventor(es): Nascimento, Pedro Vítor Marques
Orientador: Xexéo, Geraldo Bonorino
Coorientador: Brito, Eduardo Freitas Mangeli de
Resumo: Este trabalho apresenta o processo de concepção e desenvolvimento do Mapa do Tesouro, um jogo eletrônico para o ensino de Pensamento Computacional Concorrente, um conceito derivado do Pensamento Paralelo, que por sua vez, seria um componente do Pensamento Computacional apresentado por Wing. O jogo desenvolvido tem como público alvo crianças de idade entre 4 e 10 anos. Os conceitos do PC Concorrente foram incorporados em processos do jogo, com a utilização da teoria da Retórica Procedimental. O jogo foi avaliado por trinta e nove crianças durante sua utilização em aulas de um curso extracurricular de Pensamento Computacional.
Palavras-chave: game design
retórica procedimental
pensamento computacional
jogos educacionais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade produtora: Instituto de Computação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Set-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

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