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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desenvolvimento de um jogo digital educacional para o ensino de pensamento computacional concorrente
Author(s)/Inventor(s): Nascimento, Pedro Vítor Marques
Advisor: Xexéo, Geraldo Bonorino
Co-advisor: Brito, Eduardo Freitas Mangeli de
Abstract: Este trabalho apresenta o processo de concepção e desenvolvimento do Mapa do Tesouro, um jogo eletrônico para o ensino de Pensamento Computacional Concorrente, um conceito derivado do Pensamento Paralelo, que por sua vez, seria um componente do Pensamento Computacional apresentado por Wing. O jogo desenvolvido tem como público alvo crianças de idade entre 4 e 10 anos. Os conceitos do PC Concorrente foram incorporados em processos do jogo, com a utilização da teoria da Retórica Procedimental. O jogo foi avaliado por trinta e nove crianças durante sua utilização em aulas de um curso extracurricular de Pensamento Computacional.
Keywords: game design
retórica procedimental
pensamento computacional
jogos educacionais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Production unit: Instituto de Computação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Sep-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciência da Computação

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