Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21569
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Danusia Torres dos | - |
dc.contributor.author | Araujo, Geysa Firmino de | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-13T15:19:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:06Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21569 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Imigração | pt_BR |
dc.subject | Refúgio | pt_BR |
dc.title | Ensino do português como língua de acolhimento: análise do Caderno de autoestudos do livro Trabalhando e estudando por uma perspectiva cultural e intercultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2694352639729560 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a unidade cinco do Caderno de Autoestudos referente ao livro didático Trabalhando e Estudando da coleção Vamos Juntos (as)! (Bizon, Diniz, Camargo, 2020), curso de Português como Língua de Acolhimento, doravante, PLAc, voltado às comunidades de imigrantes e refugiados no Brasil. A pesquisa atém-se ao modo como o Caderno de Autoestudos apresenta aspectos culturais brasileiros e se o objeto de análise promove a interculturalidade nas atividades elaboradas. Considera-se, para tanto, o conceito de língua-cultura e interculturalidade sob a perspectiva dos autores Kramsch (2017) e Byram (2008), Eagleton (2001), Mendes (2015), Liddicoat (2011) e Michael Holquist (1990). Metodologicamente, adota-se uma análise qualitativa (BARDIN, 2004). Os resultados obtidos demonstram que a unidade do Caderno de Autoestudos não privilegia a abordagem intercultural, no entanto, é possível observar uma unidade didática que parece privilegiar uma abordagem mais tradicional de ensino de língua. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GFAraujo.pdf | 442.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.