Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21569
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Danusia Torres dos-
dc.contributor.authorAraujo, Geysa Firmino de-
dc.date.accessioned2023-09-13T15:19:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21569-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectImigraçãopt_BR
dc.subjectRefúgiopt_BR
dc.titleEnsino do português como língua de acolhimento: análise do Caderno de autoestudos do livro Trabalhando e estudando por uma perspectiva cultural e interculturalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2694352639729560pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a unidade cinco do Caderno de Autoestudos referente ao livro didático Trabalhando e Estudando da coleção Vamos Juntos (as)! (Bizon, Diniz, Camargo, 2020), curso de Português como Língua de Acolhimento, doravante, PLAc, voltado às comunidades de imigrantes e refugiados no Brasil. A pesquisa atém-se ao modo como o Caderno de Autoestudos apresenta aspectos culturais brasileiros e se o objeto de análise promove a interculturalidade nas atividades elaboradas. Considera-se, para tanto, o conceito de língua-cultura e interculturalidade sob a perspectiva dos autores Kramsch (2017) e Byram (2008), Eagleton (2001), Mendes (2015), Liddicoat (2011) e Michael Holquist (1990). Metodologicamente, adota-se uma análise qualitativa (BARDIN, 2004). Os resultados obtidos demonstram que a unidade do Caderno de Autoestudos não privilegia a abordagem intercultural, no entanto, é possível observar uma unidade didática que parece privilegiar uma abordagem mais tradicional de ensino de língua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GFAraujo.pdf442.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.