Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21569
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Ensino do português como língua de acolhimento: análise do Caderno de autoestudos do livro Trabalhando e estudando por uma perspectiva cultural e intercultural |
Author(s)/Inventor(s): | Araujo, Geysa Firmino de |
Advisor: | Santos, Danusia Torres dos |
Abstract: | Este trabalho analisa a unidade cinco do Caderno de Autoestudos referente ao livro didático Trabalhando e Estudando da coleção Vamos Juntos (as)! (Bizon, Diniz, Camargo, 2020), curso de Português como Língua de Acolhimento, doravante, PLAc, voltado às comunidades de imigrantes e refugiados no Brasil. A pesquisa atém-se ao modo como o Caderno de Autoestudos apresenta aspectos culturais brasileiros e se o objeto de análise promove a interculturalidade nas atividades elaboradas. Considera-se, para tanto, o conceito de língua-cultura e interculturalidade sob a perspectiva dos autores Kramsch (2017) e Byram (2008), Eagleton (2001), Mendes (2015), Liddicoat (2011) e Michael Holquist (1990). Metodologicamente, adota-se uma análise qualitativa (BARDIN, 2004). Os resultados obtidos demonstram que a unidade do Caderno de Autoestudos não privilegia a abordagem intercultural, no entanto, é possível observar uma unidade didática que parece privilegiar uma abordagem mais tradicional de ensino de língua. |
Keywords: | Língua portuguesa Interculturalidade Imigração Refúgio |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GFAraujo.pdf | 442.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.