Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21569
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Ensino do português como língua de acolhimento: análise do Caderno de autoestudos do livro Trabalhando e estudando por uma perspectiva cultural e intercultural |
Autor(es)/Inventor(es): | Araujo, Geysa Firmino de |
Orientador: | Santos, Danusia Torres dos |
Resumo: | Este trabalho analisa a unidade cinco do Caderno de Autoestudos referente ao livro didático Trabalhando e Estudando da coleção Vamos Juntos (as)! (Bizon, Diniz, Camargo, 2020), curso de Português como Língua de Acolhimento, doravante, PLAc, voltado às comunidades de imigrantes e refugiados no Brasil. A pesquisa atém-se ao modo como o Caderno de Autoestudos apresenta aspectos culturais brasileiros e se o objeto de análise promove a interculturalidade nas atividades elaboradas. Considera-se, para tanto, o conceito de língua-cultura e interculturalidade sob a perspectiva dos autores Kramsch (2017) e Byram (2008), Eagleton (2001), Mendes (2015), Liddicoat (2011) e Michael Holquist (1990). Metodologicamente, adota-se uma análise qualitativa (BARDIN, 2004). Os resultados obtidos demonstram que a unidade do Caderno de Autoestudos não privilegia a abordagem intercultural, no entanto, é possível observar uma unidade didática que parece privilegiar uma abordagem mais tradicional de ensino de língua. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Interculturalidade Imigração Refúgio |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GFAraujo.pdf | 442.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.