Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21569
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ensino do português como língua de acolhimento: análise do Caderno de autoestudos do livro Trabalhando e estudando por uma perspectiva cultural e intercultural
Autor(es)/Inventor(es): Araujo, Geysa Firmino de
Orientador: Santos, Danusia Torres dos
Resumo: Este trabalho analisa a unidade cinco do Caderno de Autoestudos referente ao livro didático Trabalhando e Estudando da coleção Vamos Juntos (as)! (Bizon, Diniz, Camargo, 2020), curso de Português como Língua de Acolhimento, doravante, PLAc, voltado às comunidades de imigrantes e refugiados no Brasil. A pesquisa atém-se ao modo como o Caderno de Autoestudos apresenta aspectos culturais brasileiros e se o objeto de análise promove a interculturalidade nas atividades elaboradas. Considera-se, para tanto, o conceito de língua-cultura e interculturalidade sob a perspectiva dos autores Kramsch (2017) e Byram (2008), Eagleton (2001), Mendes (2015), Liddicoat (2011) e Michael Holquist (1990). Metodologicamente, adota-se uma análise qualitativa (BARDIN, 2004). Os resultados obtidos demonstram que a unidade do Caderno de Autoestudos não privilegia a abordagem intercultural, no entanto, é possível observar uma unidade didática que parece privilegiar uma abordagem mais tradicional de ensino de língua.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Interculturalidade
Imigração
Refúgio
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFAraujo.pdf442.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.