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dc.contributor.advisorOrtiz, Fátima da Silva Grave-
dc.contributor.authorCalheiros, Amanda Curi-
dc.date.accessioned2023-09-13T22:06:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:06Z-
dc.date.issued2021-06-10-
dc.identifier.citationCALHEIROS, Amanda Curi. Trabalho e educação no Brasil: entre a dualidade histórica e as demandas do mercado de trabalho. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21579-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.titleTrabalho e educação no Brasil: entre a dualidade histórica e as demandas do mercado de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Fátima Valéria Ferreira de-
dc.contributor.referee2Tenenblat, Mably Jane Trindade-
dc.description.resumoHistoricamente, no Brasil, os projetos pedagógicos foram elaborados e desenvolvidos em consonância com os interesses e necessidades impostos pela classe dominante. Dessa forma, foi desenvolvida e reproduzida uma circunstância de dualidade da educação, em que um determinado tipo de conhecimento é fornecido à classe trabalhadora e outros saberes são direcionados à classe dirigente. Diante disso, o ensino se constituiu em duas vertentes, sendo essas a educação profissional, que proporciona saberes técnicos limitados, e a educação propedêutica, com temáticas que possibilitam o ato de pensar, e assim, a primeira é propositalmente voltada para os trabalhadores e a segunda, para a elite. Nesse sentido, o estudo faz uso do materialismo histórico-dialético para a análise da relação entre trabalho e educação no sistema de produção capitalista e, também, para explicitar e contextualizar a histórica dualidade estrutural da educação. Para mais, será apontado como os regimes de acumulação e o pensamento liberal influenciam na educação e, com isso, expor como esse processo afeta as políticas públicas educacionais brasileiras, logo, como as exigências do mercado e a trajetória sócio-histórica da sociabilidade burguesa impõem medidas à educação. À vista disso, a proposta de pesquisa volta-se para a análise da educação que é imposta à classe trabalhadora, a partir das políticas públicas educacionais, elaboradas e desenvolvidas em um contexto sócio-histórico de dominação burguesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Serviço Social

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