Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/21579
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ortiz, Fátima da Silva Grave | - |
dc.contributor.author | Calheiros, Amanda Curi | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-13T22:06:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
dc.identifier.citation | CALHEIROS, Amanda Curi. Trabalho e educação no Brasil: entre a dualidade histórica e as demandas do mercado de trabalho. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21579 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.title | Trabalho e educação no Brasil: entre a dualidade histórica e as demandas do mercado de trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Fátima Valéria Ferreira de | - |
dc.contributor.referee2 | Tenenblat, Mably Jane Trindade | - |
dc.description.resumo | Historicamente, no Brasil, os projetos pedagógicos foram elaborados e desenvolvidos em consonância com os interesses e necessidades impostos pela classe dominante. Dessa forma, foi desenvolvida e reproduzida uma circunstância de dualidade da educação, em que um determinado tipo de conhecimento é fornecido à classe trabalhadora e outros saberes são direcionados à classe dirigente. Diante disso, o ensino se constituiu em duas vertentes, sendo essas a educação profissional, que proporciona saberes técnicos limitados, e a educação propedêutica, com temáticas que possibilitam o ato de pensar, e assim, a primeira é propositalmente voltada para os trabalhadores e a segunda, para a elite. Nesse sentido, o estudo faz uso do materialismo histórico-dialético para a análise da relação entre trabalho e educação no sistema de produção capitalista e, também, para explicitar e contextualizar a histórica dualidade estrutural da educação. Para mais, será apontado como os regimes de acumulação e o pensamento liberal influenciam na educação e, com isso, expor como esse processo afeta as políticas públicas educacionais brasileiras, logo, como as exigências do mercado e a trajetória sócio-histórica da sociabilidade burguesa impõem medidas à educação. À vista disso, a proposta de pesquisa volta-se para a análise da educação que é imposta à classe trabalhadora, a partir das políticas públicas educacionais, elaboradas e desenvolvidas em um contexto sócio-histórico de dominação burguesa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Serviço Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACalheiros.pdf | 509.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.