Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21579
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Trabalho e educação no Brasil: entre a dualidade histórica e as demandas do mercado de trabalho |
Autor(es)/Inventor(es): | Calheiros, Amanda Curi |
Orientador: | Ortiz, Fátima da Silva Grave |
Resumo: | Historicamente, no Brasil, os projetos pedagógicos foram elaborados e desenvolvidos em consonância com os interesses e necessidades impostos pela classe dominante. Dessa forma, foi desenvolvida e reproduzida uma circunstância de dualidade da educação, em que um determinado tipo de conhecimento é fornecido à classe trabalhadora e outros saberes são direcionados à classe dirigente. Diante disso, o ensino se constituiu em duas vertentes, sendo essas a educação profissional, que proporciona saberes técnicos limitados, e a educação propedêutica, com temáticas que possibilitam o ato de pensar, e assim, a primeira é propositalmente voltada para os trabalhadores e a segunda, para a elite. Nesse sentido, o estudo faz uso do materialismo histórico-dialético para a análise da relação entre trabalho e educação no sistema de produção capitalista e, também, para explicitar e contextualizar a histórica dualidade estrutural da educação. Para mais, será apontado como os regimes de acumulação e o pensamento liberal influenciam na educação e, com isso, expor como esse processo afeta as políticas públicas educacionais brasileiras, logo, como as exigências do mercado e a trajetória sócio-histórica da sociabilidade burguesa impõem medidas à educação. À vista disso, a proposta de pesquisa volta-se para a análise da educação que é imposta à classe trabalhadora, a partir das políticas públicas educacionais, elaboradas e desenvolvidas em um contexto sócio-histórico de dominação burguesa. |
Palavras-chave: | Trabalho Educação Serviço social |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Unidade produtora: | Escola de Serviço Social |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 10-Jun-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CALHEIROS, Amanda Curi. Trabalho e educação no Brasil: entre a dualidade histórica e as demandas do mercado de trabalho. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACalheiros.pdf | 509.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.