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dc.contributor.advisorSilva, Joaquim Fernando Mendes da-
dc.contributor.authorSilva, Caio Gentil Nascimento da-
dc.date.accessioned2023-09-18T20:26:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:05Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21618-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia queerpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCTSpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.title"Parece que é transviado": a purpurina como possibilidade de ressignificação de identidades a partir do Ensino de Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5222204640431896pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Santos, Marcos André Ferreira de Araujo-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7776022937214737pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Viviane Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1229963402809254pt_BR
dc.contributor.referee2Heidelmann, Stephany Petronilho Heidelmann-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3849441731170198pt_BR
dc.description.resumoA norma coloca-se imperante, por meio da violência e exclusão, ao distinguir os corpos que possuem efetiva participação no mundo. Como uma extensão da sociedade, a cultura escolar reproduz os processos de desigualdade quando perpetua práticas pedagógicas que marginalizam identidades e subjetividades transgressoras dos cânones de gênero enquanto privilegia padrões masculinos hegemônicos. Diante desse cenário, o presente trabalho desenvolveu uma sequência didática com o objetivo de discutir os valores acerca das identidades dissidentes de gênero e sexuais sob a perspectiva dos estudos queer em diálogo com o Enfoque CTS a fim de desestabilizar as estruturas heteronormativas da sociedade. "Fazendo um carnaval na Química", título que nomeia o conjunto de aulas desenvolvidas, foi aplicada em turmas de 3a série do Ensino Médio Regular de um escola pública do Rio de Janeiro com foco em atividades voltadas para a discussão crítica, tomada de decisão pautada em valores e ressignificação da diferença através dos estudos sobre a química da purpurina, seus simbolismos, impactos ambientais e o contexto sócio político do Carnaval. Os resultados analisados foram satisfatórios e apresentam caminhos positivos para que o Ensino de Química exerça um papel político e de contribuição humanística para a promoção de uma formação cidadã que visa a justiça social e reconhecimento pleno dos indivíduos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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