Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21618
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Joaquim Fernando Mendes da | - |
dc.contributor.author | Silva, Caio Gentil Nascimento da | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T20:26:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21618 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Queer | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | "Parece que é transviado": a purpurina como possibilidade de ressignificação de identidades a partir do ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1670622312616696 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5222204640431896 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Santos, Marcos André Ferreira de Araujo | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7776022937214737 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Viviane Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1229963402809254 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Heidelmann, Stephany Petronilho Heidelmann | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3849441731170198 | pt_BR |
dc.description.resumo | A norma coloca-se imperante, por meio da violência e exclusão, ao distinguir os corpos que possuem efetiva participação no mundo. Como uma extensão da sociedade, a cultura escolar reproduz os processos de desigualdade quando perpetua práticas pedagógicas que marginalizam identidades e subjetividades transgressoras dos cânones de gênero enquanto privilegia padrões masculinos hegemônicos. Diante desse cenário, o presente trabalho desenvolveu uma sequência didática com o objetivo de discutir os valores acerca das identidades dissidentes de gênero e sexuais sob a perspectiva dos estudos queer em diálogo com o Enfoque CTS a fim de desestabilizar as estruturas heteronormativas da sociedade. "Fazendo um carnaval na Química", título que nomeia o conjunto de aulas desenvolvidas, foi aplicada em turmas de 3a série do Ensino Médio Regular de um escola pública do Rio de Janeiro com foco em atividades voltadas para a discussão crítica, tomada de decisão pautada em valores e ressignificação da diferença através dos estudos sobre a química da purpurina, seus simbolismos, impactos ambientais e o contexto sócio político do Carnaval. Os resultados analisados foram satisfatórios e apresentam caminhos positivos para que o Ensino de Química exerça um papel político e de contribuição humanística para a promoção de uma formação cidadã que visa a justiça social e reconhecimento pleno dos indivíduos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Caio Gentil Nascimento da Silva.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.