Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMichel, Ricardo Cunha-
dc.contributor.authorLima, Luciana Silva de-
dc.date.accessioned2023-09-18T20:29:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:05Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21619-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino não-formalpt_BR
dc.subjectEspaço não-formal de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titlePercepcão de ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Química da UFRJ acerca dos espaços não-formais de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6426779442911811pt_BR
dc.contributor.referee1Valle, Anita Ferreira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2206935989496987pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Yasmin Lanatte de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2986401866556116pt_BR
dc.description.resumoO crescente questionamento sobre as formas e ferramentas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem nos leva a este novo espaço denominado “Espaço de Ensino Não-Formal". Ele tem ganhado notoriedade nos últimos tempos, principalmente por conta da divulgação científica e da apresentação da ciência em locais como museus, ONGs, reservas e parques tecnológicos. A ideia deste trabalho é focar nos alunos ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, analisando a mudança de pensamento em relação à docência e ao uso de espaços não-formais de ensino em suas práticas pedagógicas. Busca-se compreender se a graduação proporcionou o aumento do interesse no desenvolvimento de novas práticas e métodos de ensino e aprendizagem. Os alunos responderam um questionário com algumas perguntas relacionadas ao seu domíniosobre a temática abordada e à sua abertura para o uso de Espaços não-formais de ensino. A partir das respostas, pode-se discutir sobre o impacto da graduação na vida dos estudantes e na modificação do olhar em relação à prática docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana Silva de Lima.pdf991.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.