Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21619
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.author | Lima, Luciana Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T20:29:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21619 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino não-formal | pt_BR |
dc.subject | Espaço não-formal de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Percepcão de ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Química da UFRJ acerca dos espaços não-formais de ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6426779442911811 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valle, Anita Ferreira do | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2206935989496987 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Yasmin Lanatte de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2986401866556116 | pt_BR |
dc.description.resumo | O crescente questionamento sobre as formas e ferramentas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem nos leva a este novo espaço denominado “Espaço de Ensino Não-Formal". Ele tem ganhado notoriedade nos últimos tempos, principalmente por conta da divulgação científica e da apresentação da ciência em locais como museus, ONGs, reservas e parques tecnológicos. A ideia deste trabalho é focar nos alunos ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, analisando a mudança de pensamento em relação à docência e ao uso de espaços não-formais de ensino em suas práticas pedagógicas. Busca-se compreender se a graduação proporcionou o aumento do interesse no desenvolvimento de novas práticas e métodos de ensino e aprendizagem. Os alunos responderam um questionário com algumas perguntas relacionadas ao seu domíniosobre a temática abordada e à sua abertura para o uso de Espaços não-formais de ensino. A partir das respostas, pode-se discutir sobre o impacto da graduação na vida dos estudantes e na modificação do olhar em relação à prática docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luciana Silva de Lima.pdf | 991.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.