Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21619
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Percepcão de ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Química da UFRJ acerca dos espaços não-formais de ensino
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Luciana Silva de
Orientador: Michel, Ricardo Cunha
Resumo: O crescente questionamento sobre as formas e ferramentas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem nos leva a este novo espaço denominado “Espaço de Ensino Não-Formal". Ele tem ganhado notoriedade nos últimos tempos, principalmente por conta da divulgação científica e da apresentação da ciência em locais como museus, ONGs, reservas e parques tecnológicos. A ideia deste trabalho é focar nos alunos ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, analisando a mudança de pensamento em relação à docência e ao uso de espaços não-formais de ensino em suas práticas pedagógicas. Busca-se compreender se a graduação proporcionou o aumento do interesse no desenvolvimento de novas práticas e métodos de ensino e aprendizagem. Os alunos responderam um questionário com algumas perguntas relacionadas ao seu domíniosobre a temática abordada e à sua abertura para o uso de Espaços não-formais de ensino. A partir das respostas, pode-se discutir sobre o impacto da graduação na vida dos estudantes e na modificação do olhar em relação à prática docente.
Palavras-chave: Ensino não-formal
Espaço não-formal de ensino
Ensino de Química
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Silva de Lima.pdf991.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.