Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/21620
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Proposta de elaboração de material de divulgação científica como recurso para o Ensino de Química utilizando como tema gerador a pandemia da COVID-19 |
Autor(es)/Inventor(es): | Lourenço, Fabia dos Santos |
Tutor: | Martinhon, Priscila Tamiasso |
Tutor : | Silva, Célia Regina Sousa da |
Tutor: | Santos, Alda Ernestina dos Santos |
Resumen: | Faz tempo que se vem tentando inserir a tecnologia das redes sociais na educação, porém ainda existia certa resistência por parte de alguns profissionais desta área, seja por pouca intimidade com essas ferramentas, preconceito ou falta de recursos físicos. Nos últimos anos a tecnologia se tornou indispensável a nossa sociedade, porém a escola ficou a parte de sua utilização, devido à falta de recursos físicos e profissionais capacitados, porém recentemente, devido a pandemia de Covid-19, ela teve que se adaptar de forma rápida, o que no começo causou grande desconforto para alguns professores e alunos. Várias são as metodologias que podem ser abordadas com o uso de redes sociais como estratégia pedagógica, dentre elas a utilização do ambiente como um espaço de debate e discussão, orientação de trabalhos, respostas aos alunos sobre notas e correção de trabalhos. Utilizando as notícias falsas, ou fake news, espalhadas durante a pandemia foi proposto uma atividade abordando os alimentos e seus respectivos valores de pH, através da confecção de um infográfico produzido na plataforma Canva. Segundo Vygotsky nascemos num tempo histórico que vai influenciar na nossa formação e cultura. Ao nascermos estamos inserido em determinada cultura que possui um conjunto de modos de pensar, de forma de agir, de valores e sentimentos que molda quem somos, ou seja, somos formados a partir das nossas interações. O relacionamento com as pessoas ao redor do indivíduo vai determinar o caminho da inteligência e sua personalidade, por isto abordar assuntos do cotidiano onde o aluno está inserido pode ser um recurso de ensino e aprendizagem. Já Lévy sugeriu a adaptação da aprendizagem por meio de dispositivos tecnológicos, uma educação aberta e à distância, usando de uma pedagogia que contribua para o aprendizado personalizado e cooperativo em rede, tendo o docente o papel de estimular a inteligência coletiva de seus alunos. O uso das redes sociais na educação, como o Instagram, pode ser um caminho para estimular a aprendizagem valorizando o saber dos alunos e estimular a Divulgação Científica. |
Materia: | Redes Sociais Tecnologia Notícias falsas Ensino de Química |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade de producción: | Instituto de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 4-ene-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fabia dos Santos Lourenço.pdf | 2.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.