Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21621
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O que é o átomo? uma abordagem didática da teoria atômica no ensino médio
Author(s)/Inventor(s): Santos Filho, Ricardo Pinheiro dos
Advisor: Cardozo, Thiago Messias
Co-advisor: Gonçalves, Monique
Abstract: A relação dos conceitos químicos com os elementos históricos-sociais que levaram a construção dos mesmos é uma interação pouco explorada no ensino de química. As orientações curriculares governamentais construídas ao longo dos anos, como os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM) e a base nacional comum curricular (BNCC) fazem oposição a prática de um ensino de ciências somente atrelado a memorização de regras, equações e fórmulas e preconizam um ensino que promova o desenvolvimento do senso crítico do estudante. Essa criticidade pode ser estimulada por meio de inúmeras possibilidades de abordagens que o espaço escolar oferece, dentre elas, o uso da contextualização social, histórica e cultural da ciência e tecnologia. O presente trabalho se propõe à construção de um material que auxilie o professor na discussão do processo histórico de desenvolvimento científico no contexto do desenvolvimento do modelo de Dalton. A proposta trata do estabelecimento de uma estratégia em que o conceito de estequiometria é trabalhado em conjunto com o modelo de Dalton, colocando o aluno em contato com o processo de construção de uma das teorias atômicas fundamentais para o entendimento que os elementos apresentam composição mássica definida.
Keywords: Ensino de Química
História da Química
Teoria atômica
Estequiometria
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ricardo Pinheiro dos Santos Filho.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.