Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21644
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | A influência de Paulo Freire na pedagogia engajada de Bell Hooks |
| Author(s)/Inventor(s): | Sampaio, Isabela Perfeito |
| Advisor: | Scofano, Reuber Gerbassi |
| Abstract: | A seguinte monografia se propõe a analisar a influência que Paulo Freire teve na construção da Pedagogia Engajada de bell hooks, que é apresentada por ela no livro, Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. O trabalho foi desenvolvido buscando relatar como as experiências de vida, principalmente na infância, dos dois educadores inspiraram a criação de uma teoria de educação libertadora. Defensores de uma pedagogia transformadora, Freire e hooks acreditavam que uma educação que estimulasse o pensamento crítico poderia contribuir na luta contra as classes opressoras. A análise foi feita a partir da pesquisa bibliográfica das obras de Freire e de hooks, fazendo comparativos dos trechos dos livros Pedagogia da autonomia, Pedagogia do oprimido, Educação como prática da liberdade e Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. |
| Keywords: | Pedagogia Opressão Liberdade Pedagogia do oprimido |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 12-Sep-2023 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SAMPAIO, Isabela Perfeito. A influência de Paulo Freire na pedagogia engajada de Bell Hooks. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ISampaio.pdf | 219.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.