Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21644
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência de Paulo Freire na pedagogia engajada de Bell Hooks
Author(s)/Inventor(s): Sampaio, Isabela Perfeito
Advisor: Scofano, Reuber Gerbassi
Abstract: A seguinte monografia se propõe a analisar a influência que Paulo Freire teve na construção da Pedagogia Engajada de bell hooks, que é apresentada por ela no livro, Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. O trabalho foi desenvolvido buscando relatar como as experiências de vida, principalmente na infância, dos dois educadores inspiraram a criação de uma teoria de educação libertadora. Defensores de uma pedagogia transformadora, Freire e hooks acreditavam que uma educação que estimulasse o pensamento crítico poderia contribuir na luta contra as classes opressoras. A análise foi feita a partir da pesquisa bibliográfica das obras de Freire e de hooks, fazendo comparativos dos trechos dos livros Pedagogia da autonomia, Pedagogia do oprimido, Educação como prática da liberdade e Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade.
Keywords: Pedagogia
Opressão
Liberdade
Pedagogia do oprimido
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Sep-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SAMPAIO, Isabela Perfeito. A influência de Paulo Freire na pedagogia engajada de Bell Hooks. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISampaio.pdf219.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.