Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21644
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorSampaio, Isabela Perfeito-
dc.date.accessioned2023-09-21T20:20:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:05Z-
dc.date.issued2023-09-12-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Isabela Perfeito. A influência de Paulo Freire na pedagogia engajada de Bell Hooks. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21644-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectOpressãopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectPedagogia do oprimidopt_BR
dc.titleA influência de Paulo Freire na pedagogia engajada de Bell Hookspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoA seguinte monografia se propõe a analisar a influência que Paulo Freire teve na construção da Pedagogia Engajada de bell hooks, que é apresentada por ela no livro, Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. O trabalho foi desenvolvido buscando relatar como as experiências de vida, principalmente na infância, dos dois educadores inspiraram a criação de uma teoria de educação libertadora. Defensores de uma pedagogia transformadora, Freire e hooks acreditavam que uma educação que estimulasse o pensamento crítico poderia contribuir na luta contra as classes opressoras. A análise foi feita a partir da pesquisa bibliográfica das obras de Freire e de hooks, fazendo comparativos dos trechos dos livros Pedagogia da autonomia, Pedagogia do oprimido, Educação como prática da liberdade e Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISampaio.pdf219.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.