Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21644
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A influência de Paulo Freire na pedagogia engajada de Bell Hooks |
Autor(es)/Inventor(es): | Sampaio, Isabela Perfeito |
Orientador: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Resumo: | A seguinte monografia se propõe a analisar a influência que Paulo Freire teve na construção da Pedagogia Engajada de bell hooks, que é apresentada por ela no livro, Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. O trabalho foi desenvolvido buscando relatar como as experiências de vida, principalmente na infância, dos dois educadores inspiraram a criação de uma teoria de educação libertadora. Defensores de uma pedagogia transformadora, Freire e hooks acreditavam que uma educação que estimulasse o pensamento crítico poderia contribuir na luta contra as classes opressoras. A análise foi feita a partir da pesquisa bibliográfica das obras de Freire e de hooks, fazendo comparativos dos trechos dos livros Pedagogia da autonomia, Pedagogia do oprimido, Educação como prática da liberdade e Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. |
Palavras-chave: | Pedagogia Opressão Liberdade Pedagogia do oprimido |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 12-Set-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SAMPAIO, Isabela Perfeito. A influência de Paulo Freire na pedagogia engajada de Bell Hooks. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISampaio.pdf | 219.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.