Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21644
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A influência de Paulo Freire na pedagogia engajada de Bell Hooks |
Author(s)/Inventor(s): | Sampaio, Isabela Perfeito |
Advisor: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Abstract: | A seguinte monografia se propõe a analisar a influência que Paulo Freire teve na construção da Pedagogia Engajada de bell hooks, que é apresentada por ela no livro, Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. O trabalho foi desenvolvido buscando relatar como as experiências de vida, principalmente na infância, dos dois educadores inspiraram a criação de uma teoria de educação libertadora. Defensores de uma pedagogia transformadora, Freire e hooks acreditavam que uma educação que estimulasse o pensamento crítico poderia contribuir na luta contra as classes opressoras. A análise foi feita a partir da pesquisa bibliográfica das obras de Freire e de hooks, fazendo comparativos dos trechos dos livros Pedagogia da autonomia, Pedagogia do oprimido, Educação como prática da liberdade e Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. |
Keywords: | Pedagogia Opressão Liberdade Pedagogia do oprimido |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 12-Sep-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SAMPAIO, Isabela Perfeito. A influência de Paulo Freire na pedagogia engajada de Bell Hooks. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ISampaio.pdf | 219.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.