Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21705
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação do nível de estresse ocupacional em nutricionistas atuantes na área de alimentação coletiva no período de 2021 e 2023
Autor(es)/Inventor(es): Pinto, Agatha Girard
Orientador: Casaes, Roberta Soares
Resumo: O trabalho dos nutricionistas atuantes na área da alimentação coletiva é influenciado pelas mudanças sociais, econômicas e tecnológicas da sociedade atual, levando a novos desafios e significados para suas atividades. O cenário globalizado, caracterizado por alta competitividade e terceirização da mão de obra, pode resultar em desgastes fisiológicos e cognitivos nos trabalhadores. Especialmente os nutricionistas, ocupando funções gerenciais, enfrentam maior risco de estresse ocupacional devido à sobrecarga de tarefas, liderança de equipes e administração de estabelecimentos, afetando sua qualidade de vida no trabalho. Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de estresse ocupacional em nutricionistas da alimentação coletiva e traçar seu perfil sociodemográfico. Foi realizado um estudo longitudinal com 20 nutricionistas voluntários, utilizando questionários online e a Escala de Estresse no Trabalho (EET). As questões da EET que receberam as maiores pontuações foram: “9 (As poucas perspectivas de crescimento na carreira têm me deixado angustiado), seguida da questão “6” (Tenho me sentido incomodado com a deficiência nos treinamentos para a capacitação profissional). Já as questões com menor pontuação foram: “3” (Tenho me sentido incomodado com a falta de confiança do meu superior sobre o meu trabalho), seguida da questão “10” (Tenho me sentido incomodado por trabalhar em tarefas abaixo do meu nível de habilidade). Os resultados relativos aos níveis de estresse foram categorizados como de intensidade moderada, correspondendo a 60% dos participantes, e elevada intensidade, registrando um percentual de 25%. Por sua vez, a proporção de baixa intensidade de estresse compreendeu 15% dos indivíduos avaliados. Destaca-se a necessidade de intervenções para melhorar a qualidade de vida desses profissionais. Esses resultados enfatizam a importância de implementar ações preventivas para lidar com o estresse ocupacional e melhorar a satisfação no trabalho desses profissionais.
Palavras-chave: Nutricionistas
Alimentação coletiva
Estresse ocupacional
Qualidade de vida no trabalho
Nutritionists
Collective feeding
Occupational stress
Quality of life at work
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade produtora: Instituto de Alimentação e Nutrição
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Ago-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PINTO, Agatha Girard. Avaliação do nível de estresse ocupacional em nutricionistas atuantes na área de alimentação coletiva no período de 2021 e 2023. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGPinto.pdf536.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.